1/12/2015

[Resenha] Se eu ficar - Gayle Forman

Ano de publicação: 2009
Páginas: 224
Editora: Novo Conceito
Gênero: Ficção, Ficção juvenil
Classificação: 5/5

A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.



A primeira vez que vi sobre Se eu ficar foi um trailer do filme. Foi algo rápido e ao mesmo tempo emocionante e que me deixou super curiosa ao descobrir que existia o livro.
Em Se eu ficar, nos deparamos com a história de Mia, uma adolescente tímida, apaixonada por música e que se vê em um mundo só seu. Logo de início um acontecimento ocorre e muda, ou melhor, dá rumo à história. 

Ao voltar de um passeio de carro, Mia e sua família sofrem um acidente, devido à neve. A garota entra em desespero ao ver seu próprio corpo no chão sangrando. E assim a história se inicia. 
Os capítulos seguintes se intercalam entre presente e passado, o que torna o livro ainda mais interessante, pois temos uma visão melhor de como ocorre a mudança dos personagens e principalmente, o porquê da escolha de Mia. 

Os pais da garota são super atuais e fazem o máximo para que ela se sinta confortável na vida que leva. Teddy, seu irmão mais novo é um garoto doce. Kim, sua melhor amiga aparece tanto no passado, quanto no presente, e podemos notar o quão forte é a amizade entre elas, desde antes do acidente, quando o assunto era só rapazes e música, até depois, quando ambas sofrem a saudade e a dor. Finalmente, Adam, o namorado de Mia, seu porto seguro e principal fonte de sua dúvida "Se eu ficar. Se eu viver. A escola é minha". 
O que torna o livro tão emocionante é o fato de podermos conhecer melhor a vida de Mia antes do acidente. Por exemplo, como ela conheceu Adam, como era sua relação com sua família, como era a escola, e tudo mais.

A garota não é apenas apaixonada por música, como também é uma violinista talentosa, e esse é um dos motivos de conhecer seu namorado. Adam se aproxima dela ao convidá-la para um show de Yo-Yo Ma, fonte de inspiração de Mia. 
Enquanto em alguns capítulos é contado os acontecimentos do passado, em outros, vemos a situação de Mia no hospital, as operações, visitas dos parentes e amigos etc. 
Com certeza um dos capítulos que mais me emocionou foi durante as lembranças de Mia com seu irmão, Teddy, eu me senti como se estivesse passando por aquele sofrimento junto com os personagens, toda aquela pressão e angústia que a garota sofre,se tornam ainda piores.
Durante o resto do livro, Adam tenta de todas formas encontrar Mia, para lhe confortar e pedir a ela que fique. Ele leva uma canção para ela, o que a toca emocionalmente. 
A trama em si não se trata apenas do drama do acidente, mas também de questões pelos quais todos adolescentes passam, como: o primeiro namoro, o medo de não entrar na universidade desejada, a preocupação em ser aceita na escola e entre os amigos etc. Outro ponto forte que toca qualquer leitor é a forma como é demonstrado o amor familiar,  a maneira como os pais de Mia cuidam e tentam se manter o mais próximos possíveis da garota e do mundo moderno, para assim se "enturmarem". Além da maneira como ela se refere a eles, toda a admiração e apego que sentem um pelo outro, é simplesmente emocionante.
O livro em si não é muito complexo, pode ser até considerado clichê, foi escrito de uma forma que a leitura flui fácil e nos faz realmente engolir o livro".  Nos sentimos dentro da história e adquirimos sentimentos pelos personagens, sem querer acabamos torcendo para que Mia fique com Adam. Além disso, as páginas do livro são todas decoradas com claves e notas musicais, deixando-o ainda mais fofo. Assim, com uma leitura leve e uma história emocionante, Se eu ficar conseguiu arrancar lágrimas de sua leitora e se tornou um de seus livros preferidos. Agora, aguardando apenas para ler a continuação. 

Em 2014 o livro ganhou uma adaptação cinematográfica e o trailer é maravilhoso, assistam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário