1/17/2015

[Resenha] Todo dia - David Levithan

Ano de publicação: 
Páginas: 280
Editora: Galera Record
Gênero: Ficção estrangeira
Classificação: 5/5

Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.


O livro conta a história de A, um garoto que poderia ser considerado normal, se não fosse o fato de que a cada dia ele acorda em um corpo diferente. É claro que todos já pensamos em como seria pegar emprestado o corpo de alguém por um dia, será que seria bom? É isso que esse livro vêm nos mostrar. De uma maneira leve, Todo dia nos toca e nos faz refletir sobre nossos valores e nosso modo de pensar.
Em cada canto do mundo encontramos diferentes pessoas, de diferentes idades, vivendo de diversas maneiras. Grande parte desses, sendo adolescentes, muitos dos quais passando por problemas, felicidade, paixões, cada qual com sua vida e seu mundo particular. Imagine agora, poder adotar o peso de uma pessoa por um dia, isso mesmo, durante vinte e quatro horas você viveria tudo o que essa pessoa enfrenta todos os dias, e é isso que A, nosso protagonista, conhece como uma vida normal. 

Pode até parecer um sonho, algo bom, mas para A não é bem assim, seu mundo se tornou solitário, sem amigos, família, nada, nem ninguém próximo para se lembrar. Tudo o que ele sabe é que ele possui a habilidade de ficar um dia no corpo de uma pessoa qualquer. Sem lembranças a recorrer, nem pessoas para lhe ajudar, ele vive com o medo de morrer e não ser lembrado, que claro, é uma das questões mais abordadas no universo adolescente.

Porém, tudo isso muda em um dia, no qual A se vê no corpo de Justin, um garoto sombrio, e conhece sua namorada, Rihannon, uma garota sentimental e insegura, que sofre nas mãos do seu parceiro, mas mesmo assim continua apaixonada. Assim, o protagonista percebe ali a oportunidade de perfeita de poder mudar a vida de uma pessoa por um dia e se propõe a proporcionar a garota um dos melhores dias de sua vida. Quebrando assim sua regra, de não interferir na vida de seus hospedeiros.
O que não imaginávamos seria que A continuaria a ir atrás de Rihannon mesmo estando em outros corpos e se apaixonando cada vez mais por ela, a cada dia. Será que o amor dele conseguirá passar por cima de todos os obstáculos? Será que ela descobrirá a verdade sobre ele? 
O livro aborda questões importantes, nos faz rever nossos conceitos e perceber que realmente o que importa não é a aparência. Apesar da capa ser simples e não chamar muita atenção, Todo dia de uma forma simples, nos prende na leitura e nos instiga a querer mais. Eu por exemplo li em 5 horas e não me arrependo. Porém, o livro nos deixa com uma dúvid,  o que na verdade é A? E é isso que descobriremos na sequência anunciada nesse ano como Another day (na tradução, outro dia). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário