3/22/2015

[Resenha] Os treze porquês - Jay Ashe

Ano de publicação: 2009
Páginas: 256
Editora: Ática 
Gênero: Ficção juvenil
Classificação: 5/5

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

O livro gira em torno de Clay Jensen, um adolescente comum, que não usa drogas, não bebe, não fuma e é reconhecido por sua bondade com todos. Até que um dia ele recebe um pacote misterioso em sua casa, ao abrir o pacote encontra sete fitas cassetes, numeradas em 1 e 2, 3 e 4, 5 e 6, 7 e 8, 9 e 10, 11 e 12, e por fim 13. No começo ele fica sem saber muito  bem do que se trata, até descobrir que ali estavam contidos o desabafo de Hanna Barker, uma garota de sua escola que há alguns dias havia cometido suicídio.
Conforme Clay vai ouvindo as fitas, ele percebe que naquele desabafo a garota explica os treze motivos pelo qual se suicidou, mais precisamente as treze pessoas. O garoto fica sem entender o porquê de seu nome estar no meio de toda essa situação, ele que sempre foi bem visto por todos e assim, decide ouvir todas as fitas.
Ao ouvir as fitas Clay vai descobrindo coisas sobre pessoas que ele nunca imaginaria, desde os mais centrados até os mais populares. Ele vai tentando unir as histórias para descobrir a razão de seu nome estar ali, afinal, ele nunca desejou mal à Hanna, pelo contrário, ele gostava da garota, porém na única oportunidade que os dois tiveram ela se afastou, ele só não sabia o porquê, ainda.
Eu queria ler esse livro faz um tempo, por indicação de um amigo, mas ele só estava em falta em todas as lojas que eu procurei, até que decidi ler em ebook e não me arrependo. Foi um livro simplesmente fantástico, as situações pelas quais Hanna passa me deixaram sem palavras e me fizeram pensar mais sobre a minha vida, o meu cotidiano. Eu realmente senti uma conexão com a personagem, todas as dores, seus anseios e mesmo assim, ela conseguia ser forte, em meio à tudo pelo que ela vive. Para mim, a personagem me ganhou, é a demonstração da força interior que as pessoas tem, ela sofreu demais, e eu entendo os motivos pelos quais ela optou pela morte. Existem muitas garotas que como ela passam por situações parecidas e acabam optando por esse mesmo rumo, mas você aceita sua culpa nisso? Sim, isso mesmo. Você já parou pra pensar que aquela pessoa da sua escola que é toda tímida, não tem amigos e mal consegue olhar nos olhos das pessoas pode estar passando por problemas? Quem sabe um "oi" simpático pudesse fazer toda diferença? Posso dizer que também tenho culpa, quantas vezes não vi pessoas sozinhas em sala de aula e optei por não sair do meu lugar, não sair da minha "zona de conforto". Mas, quem sabe uma atitude boba não pudesse mudar a vida de alguém, assim como poderia ter mudado a de Hanna.
Hanna teria sido uma ótima amiga, digo isso porquê realmente conheci a personagem, teria sido uma garota sincera, simpática e engraçada, que te faria rir por qualquer bobeira. O livro me tocou demais, não foram poucas às vezes pelas quais eu queria entrar no livro, dar um abraço em Hanna e tirá-la daquele lugar. 
Os assuntos variam desde o suicídio, até bullying, depressão, fofocas e mais. Situações pelas quais a maior parte dos adolescentes passam, e da qual muitos não sabem lidar. Uma simples brincadeira pode mudar o dia de uma pessoa. Posso dizer que esse livro deixou sua marca em mim, não irei mais ver as pessoas ao meu redor da mesma forma, para mim serão várias Hanna's, das quais eu terei completa vontade de abraçar e não largar nunca mais. Eu recomendo esse livro pra todo mundo, mas já avisando que ao final do livro, vocês irão sentir falta de uma pessoa muito corajosa e que mesmo sem tempo pôde nos conquistar e deixar saudades: Hanna Barker.

6 comentários:

  1. Nossaaa!!! Esse livro parece ser muito legal. Concerteza será adicionado a minha lista.
    http://timefashions2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, leia sim!

      Excluir
  2. Que incrível sempre vejo esse livro mas nunca soube do que se tratava, vou agora mesmo adicionar a minha listinha é o tipo de livro que gosto! http://meraconfusao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Franciele, fico feliz de ter ajudado!

      Excluir
  3. Adorei, vou comprar com certeza! Beijo!
    makeyouworld.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz que tenha gostado, Amanda!

    ResponderExcluir